DAQUILO QUE EU SEI

Daquilo que eu sei
Nem tudo foi proibido
Nem tudo me foi possível
Nem tudo me foi concebido

Não fechei os olhos
Não tapei os ouvidos
Cheirei, toquei, provei
Ah! eu usei todos os sentidos
Só não lavei as mãos
E é por isso que eu me sinto
Cada vez mais limpo
Cada vez mais limpo
Cada vez mais
Limpo...
(Ivan Lins)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dislexia: Desinteresse ou Dificuldade? - Taiane Amorim

É necessário que pais, professores e educadores, estejam cientes de que um alto número de crianças sofre de dislexia. Caso contrário, eles confundirão dislexia com preguiça ou má disciplina. É normal que crianças disléxicas expressem sua frustração por meio de mau-comportamento dentro e fora da sala de aula. Portanto, pais e educadores devem saber identificar os sinais que indicam que uma criança é disléxica e não preguiçosa pouco inteligente ou mal-comportada. Sabemos que a academia não fornece respaldo para que professores e educadores saibam identificar e desenvolver um trabalho eficiente com as crianças disléxicas.
Dislexia não significa falta de inteligência e não é um indicativo de futuras dificuldades acadêmicas e profissionais. A dislexia, principalmente quando tratada, não implica em falta de sucesso no futuro, sendo assim a dislexia não deve ser motivo de vergonha para crianças que sofrem dela ou para seus pais, pois alguns pesquisadores acreditam que pessoas disléxicas têm até uma maior probabilidade de serem bem sucedidas; acredita-se que a batalha inicial de disléxicos para aprender de maneira convencional estimula sua criatividade e desenvolve uma habilidade para lidar melhor com problemas e com o stress.

A informática na educação infantil - Jaqueline

Hoje em dia em muitas Escolas de Educação Infantil já adotaram o uso do computador. Sua utilização tem se configurado em um diferencial para atrair os pais e driblar a concorrência, porem se não houver clareza de objetivos, professores capacitados, infra estrutura adequada ou ainda pouco conhecimento do processo de aprendizado das crianças desta faixa de idade, esse aprendizado sem relacionamento com as atividades realizadas na escola se tornará pouco significativo para as crianças.
Quando a Informática Educativa é bem planejada, a criança ganha ao trabalhar com atividades ou jogos eletrônicos possibilidades de aprofundar, reelaborar ou construir conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e que esteja de acordo com os objetivos próprios da escola de educação infantil.