DAQUILO QUE EU SEI
Daquilo que eu sei
Nem tudo foi proibido
Nem tudo me foi possível
Nem tudo me foi concebido
Não fechei os olhos
Não tapei os ouvidos
Cheirei, toquei, provei
Ah! eu usei todos os sentidos
Só não lavei as mãos
E é por isso que eu me sinto
Cada vez mais limpo
Cada vez mais limpo
Cada vez mais
Limpo...
(Ivan Lins)
Nem tudo foi proibido
Nem tudo me foi possível
Nem tudo me foi concebido
Não fechei os olhos
Não tapei os ouvidos
Cheirei, toquei, provei
Ah! eu usei todos os sentidos
Só não lavei as mãos
E é por isso que eu me sinto
Cada vez mais limpo
Cada vez mais limpo
Cada vez mais
Limpo...
(Ivan Lins)
terça-feira, 30 de junho de 2009
ESTUDO ERRADO - Taiane Amorim
Quando falamos em estudo errado nos remetemos aos métodos tradicionais, em que o aluno é atropelado por um caminhão de informações∕conteúdos, o aluno por sua vez aceita essas informações, acomodando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola, ou seja, o aluno memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los.Não há uma preocupação com a aprendizagem significativa, que propõe, dá oportunidade aos alunos de conquistar sua vez e sua voz, dando-les liberdade para questionar sobre tudo o que os cercam, aproveitando o que eles trazem de suas vivencias através de dinâmicas, arte, musica, teatro, etc. A música de Gabriel, o Pensador, tem a finalidade de ressaltar a situação educacional do nosso país, levando-nos à reflexão acerca do método tradicional de ensino, em que um dos principais motivos para o estudo errado seria a questão hierárquica, ou seja, a posição do professor é sempre a do detentor do saber e a do aluno de um reles aprendiz. Como a escola tem um papel social a ser cumprido há uma necessidade de estabelecer um plano de ação pedagógica que considere as necessidades de seus alunos e o contexto no qual estão inseridos, que contribua para uma verdadeira aprendizagem significativa.
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